Governo federal avalia retorno do Horário de Verão em 2025.
- Redação CSO News

- 22 de set.
- 2 min de leitura

/////////////// HORÁRIO DE VERÃO
O governo federal está considerando a possibilidade de reativar o Horário de Verão no Brasil, com uma proposta em análise para que a medida comece a valer a partir de 0h de 16 de novembro de 2025 e termine em 0h de 15 de fevereiro de 2026. Se aprovada, essa será a primeira vez que o país adota o horário especial desde 2019, quando foi revogado.
A proposta em discussão prevê que o adiantamento dos relógios seja aplicado apenas em parte do território nacional, mas ainda foram divulgados quais estados fariam parte da mudança.
Tradicionalmente, o Horário de Verão era implementado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde a economia de energia elétrica é mais significativa devido ao maior uso de ar-condicionado e outros aparelhos de refrigeração durante os períodos de luz natural mais prolongados.
A medida visa, principalmente, à economia de energia no horário de pico, que ocorre no final da tarde, ao aproveitar a luz do sol por mais tempo. Além disso, defensores do Horário de Verão argumentam que ele contribui para a redução de custos e para a segurança pública, já que as pessoas retornam para casa do trabalho ainda com a luz do dia.
O governo ainda não confirmou a decisão, mas a análise do tema sugere uma mudança de postura em relação à medida. A possível retomada do Horário de Verão depende de estudos técnicos sobre o real impacto na matriz energética do país e do alinhamento com as políticas atuais de sustentabilidade e eficiência. A decisão final deverá ser anunciada nas próximas semanas.
Fonte | Foto: Correio Braziliense
Reportagem: Redação CSO News
🎯| Siga-nos nas redes sociais @portalcsonews
💻| Acesse o nosso site www.csonews.com.br





Comentários