Banco Central Lança "Botão de Contestação" do Pix para Agilizar Bloqueio e Devolução em Casos de Fraude.
- Redação CSO News

- 7 de out.
- 1 min de leitura

/////////////// ATUALIZAÇÃO NO PIX
Uma novidade importante para a segurança das transações via Pix entra em vigor a partir desta quarta-feira, 1º de outubro. O Banco Central (BC) anunciou nesta terça-feira, 30, o lançamento do "botão de contestação", uma ferramenta que visa simplificar e agilizar o bloqueio e a potencial devolução de valores em casos de fraude, golpe e coerção.
Formalmente conhecido como autoatendimento do MED (Mecanismo Especial de Devolução), o recurso permite que os usuários contestem uma transação suspeita de forma totalmente digital, diretamente pelo aplicativo da sua instituição financeira, eliminando a necessidade de contato humano inicial.
Bloqueio Imediato e Prazo para Devolução:
O principal objetivo da nova medida é superar um obstáculo comum nas ocorrências de golpe: a rápida retirada dos valores pelos criminosos. Atualmente, a devolução só é tentada a partir da conta inicialmente usada na fraude, que geralmente já está sem fundos no momento da reclamação.
Com o novo botão, ao ser acionada a contestação, a informação é instantaneamente repassada ao banco do fraudador, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso ainda existam.
Fonte | Foto: CNN Brasil
Reportagem: Redação CSO News
🎯| Siga-nos nas redes sociais @portalcsonews
💻| Acesse o nosso site www.csonews.com.br





Comentários