A três décadas Fortaleza inovava com serviço postal em ônibus.
- Redação CSO News

- 29 de set.
- 1 min de leitura

/////////////// CURIOSIDADE
Há exatos 30 anos, em outubro de 1995, a capital cearense foi palco de uma iniciativa pioneira que misturou transporte público e serviço postal. Em uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), o projeto "caixas rodoviárias" instalou caixas coletoras de correspondência dentro dos ônibus urbanos.
A experiência, que durou três meses, começou em 16 veículos da Companhia de Transportes Coletivos. As caixas, idênticas às tradicionais espalhadas pelas ruas, foram fixadas perto das catracas, facilitando o acesso dos passageiros. Diariamente, as correspondências eram recolhidas por equipes dos Correios.
A ideia, segundo o diretor regional da ECT da época, João Neto Lobo, era desafogar as agências e levar o serviço postal para mais perto da população. O prefeito Antônio Cambraia (PMDB) chegou a cogitar a expansão do projeto para toda a frota de ônibus urbanos, caso a fase de testes fosse bem-sucedida.
A iniciativa de 1995 exemplifica uma abordagem criativa para tornar os serviços públicos mais acessíveis, integrando a rotina de mobilidade da população com a necessidade de comunicação.
Embora o projeto não tenha sido implementado de forma permanente, ele deixou um legado de inovação, mostrando como a colaboração entre órgãos públicos pode gerar soluções inusitadas e eficientes.
Fonte | Foto: JF Busologia
Reportagem: Redação CSO News
🎯| Siga-nos nas redes sociais @portalcsonews
💻| Acesse o nosso site www.csonews.com.br





Comentários